Réveillon em Rio de Janeiro

A festa de réveillon no Rio de Janeiro é uma das mais famosas do mundo.

O ponto alto da celebração é a queima de fogos que acontece na praia de Copacabana, principalmente na área em frente ao tradicional e luxuoso hotel Copacabana Palace. A transmissão costuma ser feita ao vivo pela TV para o resto do Brasil e dura de quinze a vinte minutos.

Mas como destino número um do Brasil, o Rio de Janeiro possui muito mais atrações para o réveillon e também para se conhecer durante o ano todo.

Cristo Redentor

Pontos turísticos

Para fazer um verdadeiro tour pelo Rio (e principalmente se esta for sua primeira visita à cidade) há determinados locais que são parada obrigatória. É possível fazer o programa em três dias, mas o ideal mesmo é separar no mínimo uma semana inteira para conhecer tudo com calma.

No fim de ano, os eventos especiais começam pouco antes do Natal e se estendem até o começo de janeiro. Durante o dia há bastante coisa para visitar e a noite a programação é diferenciada pela cidade, inclusive nos diversos hotéis. Não deixe de visitar:

Cristo Redentor

O monumento que faz parte das sete maravilhas do mundo atual é a “cara” do Brasil no exterior e um dos mais conhecidos ao redor do globo.

Vale a pena conhecer o morro do Corcovado e conferir a bela vista da cidade lá do alto.

Pão de Açúcar

O passeio inesquecível começa de bondinho teleférico, com vista panorâmica e totalmente envidraçado, de onde é possível ver, entre outras coisas, a Baía de Guanabara.

A dica é fazer o passeio no fim de tarde e assistir ao belíssimo espetáculo do pôr-do-sol.

Lapa

Não vá ao Rio de Janeiro sem se dar o prazer de conhecer toda a boemia do tradicional bairro da Lapa.

Perfeito para quem gosta da agitação da vida noturna, o local é excelente para conferir música ao vivo e ótimos barzinhos.

Maracanã

Reformado para a Copa do Mundo de 2014, o estádio mais conhecido do Brasil merece uma visita. Durante o fim do ano não há campeonatos e jogos em andamento, mas é possível visitar o lugar.

Cidade antiga

Para os apaixonados por arquitetura e história, vale a pena fazer um tour pela cidade antiga.

A segunda capital do Brasil reserva ótimos passeios e lindos prédios conservam ainda o charme das primeiras décadas do século passado.

Praias e Bairros Cariocas

As praias do Rio de Janeiro são, de longe, as grandes atrações da cidade. Com clima bom e ensolarado em praticamente todo o ano, as opções são muitas, capazes de agradar a todos os gostos, desde a badalada Copacabana até a charmosa Ipanema.

Passagem de ano em Copacabana

Para a queima de fogos, é necessário se informar com antecedência. Na Zona Sul, onde fica a praia de Copacabana, geralmente são construídos três palcos com shows na véspera e também no primeiro dia do ano.

A principal queima ocorre em frente ao Copacabana Palace, assim como os principais shows, mas existem pelo menos outras duas opções para curtir a festa. É importante apenas ficar atento para estar onde o ritmo te agradar mais.

Na Ilha do Governador a festa acontece na Praia da Bica e na famosa Ilha de Paquetá, as atrações se concentram na Praia da Moreninha. O descontraído “piscinão de Ramos”, em Ramos, também oferece queima de fogos.

Na Zona Norte, bairros como Madureira e Penha costumam oferecer shows menores e queima de fogos à noite. A programação inclui DJs e escolas de samba.

Festas em Hotéis e Cruzeiros

Se você for do tipo que prefere uma festa mais sofisticada e em locais fechados, vale a pena checar as programações dos hotéis do Rio. A maioria oferece pacotes de hospedagem + festa de Réveillon, com direito a ceia, pocket shows e vista para queima de fogos. É necessário, no entanto, ficar atento aos preços e programação.

Fim de ano no Rio de Janeiro

Como o Rio é o destino número 1 do país no ano inteiro, as vagas costumam se esgotar rapidamente, além da desvantagem do aumento dos valores. Quanto antes houver planejamento e reserva, melhor.

Já quem quiser passar uma noite realmente especial, a dica é assistir a belíssima queima de fogos diretamente do mar. A maioria das agências de viagens oferecem pacotes para a última semana do ano, com direito a parada no Rio bem na hora da virada. Além das festas a bordo, o espetáculo visto diretamente da água é um show inesquecível.

Os valores variam de acordo com a programação de cada navio e também com a duração do cruzeiro. Como sempre, o ideal é conferir e se preparar antes para poder aproveitar bem sem dores de cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *